Integração

A meta é ultrapassar os próprios limites, não vencer as provas

Baterias de atletismo reuniram crianças, jovens e adultos de cinco instituições de Educação Especial

Gabriel Huth -

Estudantes de prontidão. Expectativa. Uma bandeirada vermelha e um sinal sonoro simultâneos indicam: as provas de atletismo vão começar. Cerca de cem alunos de cinco instituições de Educação Especial participaram da 4ª edição da Jornada Esportiva promovida pelo Cerenepe. E neste 2019, uma novidade: alunos de cinco a 12 anos de idade também marcaram presença nas baterias, durante a 1ª Jornadinha.

O adolescente Fabrício Castelo Christ, 15, aguardava o momento do lançamento de dardo para reafirmar uma decisão: quer passar a compor a equipe de treinos da Escola Louis Braille, às segundas e quartas-feiras. Bastou pisar a pista de atletismo - pela primeira vez - no Parque do Serviço Social da Indústria (Sesi), na manhã desta quarta (27), e ganhar o incentivo dos colegas que foram às arquibancadas para apoiá-lo, para afirmar: "Gostei. Foi muito legal".

O entusiasmo também tomou conta da jovem Daniela Peres do Nascimento, 24. Fácil de entender o porquê. A aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Capão do Leão venceu logo na primeira prova. Correu os cem metros rasos em 16 segundos e 39 milésimos. "Eu sempre participo. É uma oportunidade de a gente conhecer pessoas novas", reforça, em largo sorriso.

Hora é de integração
Provocar competições passa longe dos objetivos da Jornada Esportiva. "É um momento de socialização, de convívio", ressalta o professor de Educação Física do Cerenepe, Rafael Mello Martins. O revezamento 4X100, com integrantes de diferentes instituições por equipe, reforçam o conceito de integração. E a hora, claro, transforma-se em grande troca de experiências e superação de limites.

Com a Jornadinha, a expectativa, entretanto, é de despertar novos talentos para provas oficiais disputadas ao longo do ano. O evento promovido através do Pró-Esporte, do governo federal, contou com parceria de 15 acadêmicos do curso de Educação Física da Anhanguera, encarregados da arbitragem das provas.

Quem participou? (*)
- Cerenepe
- Apae Pelotas
- Apae Capão do Leão
- Louis Braille
- Alfredo Dub

Quais provas?
- 100 metros rasos
- Revezamento 4X100
- Salto em distância
- Arremesso de peso
- Lançamento de dardo

(*) À tarde, cada um dos cem participantes recebeu a Medalha da Integração. O mais importante não era ocupar o lugar mais alto do pódio. Portanto, a premiação não foi destinada a primeiro, segundo e terceiro lugares.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Segundo secretário, governo não vai alterar reforma da Previdência Anterior

Segundo secretário, governo não vai alterar reforma da Previdência

Detran reúne profissionais para aprimorar exames teóricos e práticos de direção Próximo

Detran reúne profissionais para aprimorar exames teóricos e práticos de direção

Deixe seu comentário